top of page

Grupos de Trabalho - Para inscrição, clique aqui.

1. Imagem e produção de sentidos (Dias 28 e 29/10 - 14 às 18h. Dia 30/10 - 14 às 16h)

Coordenação: Profa. Ma. Thalyta Cristine Arrais Furtado Araújo Gonçalves – UFPI

Resumo: Categorizações da imagem nas diversas narrativas imagéticas e os discursos midiáticos como espaço de tensão do processo cultural contemporâneo de construção e representação da realidade e das identidades individuais e coletivas. Imagem-tempo e imagem movimento como recursos de produção de sentido.

 

 

2. Discurso e narrativas midiáticas (Dias 27, 28 e 29/10 - das 14 às 18h) *No dia 29/10 haverá 2 sessões deste GT no mesmo horário (14 às 18h). Uma coordenada pela profa. Nilsângela e outra pela profa. Cristiane.

Coordenação: Profa. Dra. Nilsângela Cardoso - UFPI e Profa. Dra. Cristiane Portela - UFPI

Resumo: As práticas comunicativas na cena midiática contemporânea, considerando as diferentes narrativas sociais. Os processos comunicacionais e os modos como os produtos midiáticos se apropriam dos discursos nas dimensões política, econômica e sociocultural. A relação dialética entre mídia e sociedade na era digital. Discurso e convergências midiáticas. Redes sociais como novas formas de sociabilidades e produção discursiva.

 

 

3. Discurso, gênero e subjetividade (Dias 28 e 29/10 - 14 às 18h. Dia 30/10 - 14 às 16h)

Coordenação: Profa. Ma. Ana Carolina dos Reis de Moraes Trindade (doutoranda em estudos da mídia - UFRN) e Profa. Dra. Michelly Carvalho - UFMA

 

Resumo: Este GT recebe trabalhos que tenham como tema de discussão as questões referentes a Discurso, Gênero e Subjetividade. Entende-se que os trabalhos, respeitando-se as peculiaridades de cada pesquisa, devem atentar para os aspectos teóricos e metodológicos da elaboração e das intervenções das referidas temáticas e de suas variantes, tais como as práticas sociais, leituras críticas sobre as diversidades sexuais e de gênero, suas  especificidades; os embates discursivos no cenário social e a percepção acerca dos espaços dos modos de agir subjetivo. Do mesmo modo, devem primar pelos estudos concernentes garantia e promoção dos direitos humanos de forma geral e, mais especificamente, no tocante à diversidade sexual e de gênero..

 

4. Discurso, Identidade e Cultura​ (Dias 28 e 29/10 - 14 às 18h. Dia 30/10 - 14 às 16h)

Coordenação: Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery – UFPI

 

Resumo: Abordagens discursivas acerca de identidade, cultura e mídia. A linguagem como discurso nos processos de construção e deslocamento das identidades no sistema cultural. As diferentes posições dos sujeitos nos processos enunciativos e os conflitos de identificação na modernidade tardia.

 

5. Discurso e cibercultura (Dias 28 e 29/10 - 14 às 18h)

Coordenação: Prof. Me. Raimundo Isídio – UESPI (doutorando em Linguística pela USP); Prof. Me. Domingos Machado - UESPI (doutorando em Linguística pela UFC)

Resumo: Este GT postula analisar discursos que fazem circular e concomitantemente mobilizam a constituição dos espaços intersemióticos. Especialmente teremos, em mira de análise e discussão teórica, as formas de interação dos agenciamentos sociais das comunidades em rede on-line, como Facebook e mídias sociais. Para tanto, serão contemplados trabalhos que apresentem o discurso como prática semiótica, isto é, como construção do sentido cravada na web.com. Discutiremos relações epistemológicas entre diversas abordagens do discurso, como a de base materialista e a da semiótica greimasiana, tomando como pressuposto as condições de apreensão e de produção dos sentidos dos textos.

 

 

6. Discurso, memória e subjetividade (Dias 28 e 29/10 - 14 às 18h. Dia 30/10 - 14 às 16h)

Coordenação: Profa. Dra. Maraisa Lopes (UFPI) e Prof. Me. Magno Vieira (UFPI – doutorando em Linguística pela UNEMAT)

 

Resumo: Este GT pretende abrigar trabalhos que discutam a relação língua-história-sujeito em discursividades que deem a ler o simbólico fazendo sentido. O acontecimento discursivo toma para si uma atualidade e retoma a memória na constituição do sujeito. Para compreender tais relações na constituição do discurso, esse espaço abrigará trabalhos filiados à análise de discurso de linha francesa/materialista, cujos dispositivos teórico-analíticos mobilizem conceitos ancorados em Pêcheux e Orlandi em discursividades sobre as quais lancem seus gestos de leitura e interpretação.

 

 

7. Discurso e literatura (Dias 28 e 29/10 - 14 às 18h)

Coordenação: Profa. Ma. Marília Queiroz (IFPI)

Resumo: O presente GT pretende aglutinar trabalhos que estabeleçam uma ponte entre a Análise do Discurso e a Literatura, refletindo uma abordagem teórica que ficou conhecida como Análise do Discurso Literário (ADL). Nesta perspectiva, nos interessa abordar o fato literário como discurso partindo de uma posição oposta à ideia da ausência de interação entre o interior e o exterior da obra literária que anula a instância criadora e enunciativa, ou seja, essencialmente, consideramos os sujeitos e os contextos de enunciação desse discurso.

 

 

8. Discurso e ensino (Dia 29/10 - 14 às 18h e Dia 30/10 - 14 às 16h)

Coordenação: Prof. Me. Ailton Cerqueira (IFPI – doutorando em Linguística na UFPI) e Profa. Ma. Safira Rego (SEDUC-MA/UEMA)

Resumo: Oferecemos esse GT com a intenção de congregar pesquisas que relacionem as teorias do discurso com a perspectiva de ensino de línguas. Entendemos que a perspectiva crítica adotada pela AD na compreensão dos sentidos pode auxiliar de forma significativa no ensino de língua materna e línguas estrangeiras, contribuindo para a compreensão dos mais variados gêneros e estabelecendo uma relação direta entre a estrutura das línguas e os sentidos decorrentes do jogo de linguagem e da encenação do discurso.

9. Discurso, violência e subjetividade (Dias 28 e 29/10 - 14 às 18h)

Coordenação: Prof. Dr. Cássio Miranda (UFPI)  e Profa. Heloisi Soares (Mestranda em Sociologia pela UFPI)

Resumo: O Grupo de Trabalho Violência, Discurso e Subjetividade tem como objetivo agregar pesquisadores dedicados à problemática discursiva da violência. No âmbito do Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade (ENDIS), busca estabelecer uma proposta interdisciplinar de trabalho com vistas à discussão de pesquisas contemporâneas que interessam a esse campo. Assim, este GT agregará pesquisas que levam em consideração a produção discursiva sobre a violência, seja a produção midiática, didática, terapêutica, cultural ou política, bem como seus efeitos subjetivos.

10. Discursos de ódio, redes sociais e Fake News​ (Dia 29/10 - 14 às 18h e Dia 30/10 - 14 às 16h)

Coordenação: Prof. Me. Pedro Júlio Santos de Oliveira – UFPI/UNIFAPI-AESPI e Prof. Me. Thiago Melo - UFPI/UNIFAPI-AESPI

Resumo: O impacto das Fake News e os discursos de ódio na sociedade em rede. Estratégias de produção e circulação dos discursos de ódio e das notícias falsas no ambiente virtual. Intolerância, violência e o princípio de liberdade de expressão. “Pós-verdade” e a crise em relação a veracidade dos fatos. Fact Checking, prática jornalística e espaços de disputa no ambiente virtual.

bottom of page